Imprimir
PDF

Homeopatia

Autor // Tukan

 

HOMEOPATIA

A Homeopatia surgiu no século XIX com o objetivo de proporcionar uma cura mais suave, segura e duradoura, sem efeitos colaterais. Ela dá mais importância ao doente do que à doença, portanto os medicamentos são prescritos individualmente, considerando-se as características de cada paciente. Por conta disto uma consulta homeopática, demora em torno de uma hora, e tudo que diz respeito ao animal é importante, desde os sintomas físicos até o temperamento dele e comportamento com outros animais ou pessoas da casa. Todas as informações são importantes.

O medicamento homeopático respeita a velocidade orgânica. Começa agir assim que entra em contato com o corpo e pode produzir efeitos visíveis em segundos ou levar semanas para demonstrar modificações externas, na dependência de cada caso clínico. O que escutamos normalmente “A Homeopatia é lenta” é apenas uma lenda e não exprime a realidade.  

A administração do medicamento é muito fácil por possuir como veículo a lactose, tornando-o adocicado (os animais adoram!). O número de tomadas pode variar de várias vezes ao dia - em casos agudos - até dose única em alguns transtornos comportamentais.

Vantagens:

• Administração (como citado acima);

• Resposta (como citado acima);

• Ausência de Efeito colateral;

• Ausência de Toxicidade.

 Todos os problemas podem ser tratados homeopaticamente. As indicações mais comuns são:
" Transtornos de comportamento (agressividade, medos, auto traumatismo, etc).
" Processos dermatológicos de difícil controle (atopia, piodermites recidivantes, etc).
" Alergias de pele, respiratórias e digestivas.
" Cálculos na bexiga, rins e em vesícula biliar onde a cirurgia não seja possível ou desejável. Infecções urinárias de repetição.
" Doenças auto imunes.
" Doenças neurológicas (convulsão, paralisia de órgãos e etc)
" Insuficiências como a cardíaca, renal, hepática e etc.
" Coadjuvante ou preventivo em doenças virais.
" Animais que demonstrem dificuldade para ingestão de medicamentos alopáticos ou tradicionais.

  A homeopatia pode ser dada a todas as espécies (aves, porquinho da índia, coelho, cães, gatos, bovinos, eqüinos, etc...), com uma resposta espetacular com animais silvestres, com aves em especial. 

Cideli de Paula Coelho

Prof. Dra Universidade de Santo Amaro

Mestre em Homeopatia

Doutora em Epidemiologia Aplicada a Zoonoses - FMVZ-USP

 

spotlight

spotlight