Imprimir
PDF

DIETA - ALIMENTAÇÃO DAS AVES

 

A primavera chegou, e com isso a época da reprodução das aves, que ocorre durante a primavera-verão, onde muitas pessoas adotam filhotes de aves como animais de estimação. Por más informações e por falta de uma correta orientação nutricional, acabam não as alimentando adequadamente. 

Muitos proprietários acreditam que essas aves só necessitam de sementes (principalmente girassol) ou pior, papas a base de fubá ou até mesmo rações para cães, o que não é correto. A má alimentação leva a diversos distúrbios, tais como descalcificação, obesidade, crescimentos de bicos e unhas, mau empenamento (alteração de coloração), descamação de pele entre outras. Além disso, a má alimentação pode desencadear outras enfermidades, como problemas respiratórios, hepáticos, intoxicações entre outras. 

Deve-se observar sempre se ave está se alimentando, do quê se alimenta e da quantidade ingerida, notando-se ainda se está magra ou gorda. 

Convém evitar a contaminação dos alimentos por fungos, que estão presentes em alimentos com alto teor de umidade e muitas vezes sem origem ou mal armazenado.
Recomenda-se a utilização de dieta comercial (ração pelletizada para adultos e papas para os filhotes) e misturas a base de frutas, verduras e legumes, todos sempre frescos. Solicite ao seu médico veterinário as informações sobre quais alimentos e marcas mais recomendadas para sua ave, bem como as quantidades indicadas, e faça consultas periódicas para verificar como anda a saúde da sua ave.

05 de Outubro Dia da Ave.

 

Nossa Newsletter

spotlight

spotlight